sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Passagem pela Reserva Indígena.

Saio de Rorianopolis em direcção de Manaus - distância: 470 km. Encho novamente o depósito de combustível, mas desta vez com gasolina “contaminada”. A baixa “octanagem” desta gasolina transformou esta travessia num inferno. Os injectores acostumados a gasolina da Venezuela, com 91 octanas, sofrem com a mudança da gasolina do Brasil, com apenas 70, misturada com álcool e a um preço impressionante… 2,72 reais o litro, um verdadeiro assalto!
Com a moto aos soluços, com uma viagem complicada pela frente e com o mito instalado a volta da Reserva, restou-me rezar e pedir que conseguisse chegar a Manaus são e salvo… a moto logo se vê!
A progressão da moto é medíocre mas procurei não forçá-la nem sobreaquecê-la. Ao apertar a embraiagem nas reduções de velocidade, a mota desligava constantemente… que terror!
Quarenta km antes da Reserva encontro a linha do Equador… o GPS não falha e as imagens assim o confirmam. O calor é abrasador!




Arranco do ponto zero para sul e após 30 minutos de viagem avisto ao longe a entrada da Reserva Indígena da tribo dos Waimiri Atroari.


É um percurso de 124 km com uma estrada horrível em plena selva tropical com animais selvagens, vegetação verde, densa e com paisagens surreais.

Esta reserva alberga uma população com cerca de 200 indígenas, onde mantêm as suas tradições, apesar de se encontrarem “occidentalizados” de mais para o meu gosto. Não se pode parar, filmar nem fotografar. É muito restrito e quem não cumprir as leis, poderá sofrer represálias.



Arrisque e parei várias vezes, fotografei e filmei… nada me aconteceu. Vi alguns indígenas mas não tive oportunidade de fotografa-los, foi pena!


A estrada é um caos, toda esburacada, por vezes de alcatrão e com buracos abissais, todos tapados com água barrenta das chuvas torrenciais.

A humidade é alta e o calor abafa. Bebi mais de 3 litros de água em menos de 3 horas.
Passada a reserva decido continuar directo até o meu destino sem parar, tenho de chegar cedo para resolver o problema da moto.
Ao chegar fiquei pasmado, tinha uma ideia errada de Manaus… pensava que era uma cidadezinha um pouco maior que Boa Vista… Errado!
Manaus é uma metrópole com cerca de 2 milhões de pessoas, bastante industrializada e movimentada. É a capital do estado do Amazonas e o ponto de partida para a descoberta da selva. A cidade fica na confluência dos dois maiores rios do mundo – o Solimões (designação do rio Amazonas neste troço) e o rio Negro. O rio Madeira corre a jusante de Manaus e será o meu companheiro durante a travessia de 4 dias até Porto Velho.
Vendo tamanha confusão, tanta gente a circular pelas estradas e a mota sempre a desligar no pára-arranca começo a ficar realmente preocupado. Pergunto a um motociclista se existe algum concessionário da Suzuki e ele respondeu sem hesitar: ”sim meu velho, me siga que eu levo-o lá”. Palavras sagradas!
Passados uns minutos e com muita chuva encima chego ao concessionário Arena Motos, gerido pelo Rodrigo, um jovem extremamente profissional com uma equipa extraordinária. O meu primeiro contacto foi com o Samuel, que proferiu estas palavras: “não fique preocupado, você está em casa, pode deixar tudo aqui que ninguém mexe”.
.


Deixei o equipamento todo a confiança, inclusive a moto... (risos)
Tomei um cafezinho, troquei de roupa e depois de tudo tratado fizeram o obséquio de me levar até o hotel., que maravilha.
No hotel, negoceio o preço da melhor maneira e por fim oferecem-me as refeições durante a estadia.
Para quem viu o dia mal parado, correu melhor do que esperava.
Estou deslumbrado com a simpatia e a humildade destas pessoas, sempre muito atenciosas e disponíveis para ajudar.

Manaus

12 comentários:

Anónimo disse...

É só estilo!!!!! Até já faz pose para a fotografia!!!!!!!!!!!!
Estás feliz, vê-se!
Sonhaste, idealizaste! Agora vive o teu sonho! pq

"Matar o sonho é matarmo-nos.
É mutilar a nossa alma.
O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso." (Fernando Pessoa)

Boa viagem
florbela

Celina Bernardo disse...

Fabuloso...
Juro, deixas-me sem palavras!
Já a ti fluem como se tivesses feito isto toda a vida.
Venha o proximo relato...
Abraço enorme.Celina

Anónimo disse...

ola santy
como sigues ' seguro que ben con muitas historias, todos queren saber de ti , eu le vou contando , e muita sorte, saude,ten muito cuidado , e como dizen aqui PALANTE ES P"ALLA, un beijo te queremos

EMANUEL disse...

ola migo,

estou contente de ver que continua tudo a correr bem.ainda bem que estás a gostar e estou a adorar de ler tudo o que tens feito. fica bem e que Deus te acompanhe...

abraço
emanuel

Unknown disse...

entao amigo como vai essa viagem....por ca tudo na mesma...diverte-te goza...e.... principalmente....encontra o teu caminho...ja agora no dia 07 bebe por mim e por ti..abraços ...que deus te guie e acompanhe.

Anónimo disse...

Fantástico Santiago.

Sempre que posso vou seguindo esta tua aventura, que post a post vai surpreendendo cada vez mais.

Que tudo corra sem precalços.

CobraJet429 (Daniel Santos).

Anónimo disse...

parabens a voçe
feliz cumpleaños
querido santy, que pases un dia lindo , porque diferente si e, te desejamos un feliz cumpleaños , gostei muito de falar contigo hoje ,todos te mandan muitos beijos , e te desejan o melhor , beijos da faby y kary , o do ze , beijos meus , que deus te bendiga

Anónimo disse...

Feliz Aniversário! Que o teu dia seja especialmente e duplamente repleto de felicidade!

Vive-o intensamente da melhor maneira que souberes.

Beijo
florbela

Anónimo disse...

Feliz Aniversário Santiago, muitas felicidades...

Um beijo,

Patricia Ramos

Anónimo disse...

Olá amigo Guru...
Mais um ano se passou....
Tantos sonhos realizados!!!
E outros tantos ainda adiados...
O importante é que continuaste firme em teu processo de fortalicimento interior, de construção de felicidade...
Que nos anos vindouros possas prosseguir confiante nesta jornada, compartilhando alegrias, semeando a concórdia, colhendo prosperidade, amor e paz!
Feliz Aniversário Amigo!
Um abraço....
Vai dando noticias.

Unknown disse...

Aqui ningém quer comentar nada.
Daqui é o pessoal de Gião que te quer dar os PARABENS e dar um GRANDE ABRAÇO.
Que corra tudo bem e vai dando noticias ao teu irmão que ele comunica-nos.
UM GRANDE ABRAÇO E TUDO DE BOM
ASS:Pinto & Richard

EMANUEL disse...

MUITOS PARABÉNS PELO TEU ANIVERSÁRIO. DE CERTEZA PASSATE UM ANIVERSÁRIO DIFERENTE, MAS ESPERO QUE TENHAS GOSTADO.

ABRAÇO
EMANUEL