sexta-feira, 21 de novembro de 2008

La Gran Sabana

Saio cedo e encontro pelo caminho um viajante especial. Lorenzo, um Basco com ar despreocupado, pedala pelo mundo a cerca de 11 anos. Achei o projecto tão interessante que resolvi oferecer-lhe uma t-shirt do argentinalaska. Feitas as despedidas arranco para sul.


É a partir daqui que tudo muda. Chegar até La Gran Sabana é muito fácil e conduzir por ela é uma experiência espectacular. O chamado Troncal 10 que une El Dorado com a povoação fronteiriça de Santa Elena de Uairén é uma linha perfeitamente asfaltada que rasga o Parque Nacional de Canaima, um dos maiores parques nacionais do mundo, julgo que o 4º maior.


O parque tem uma dimensão de 3 milhões de hectares e é terra de Pemones (indígenas), Tepuys (montanhas/mesetas), Merus (lindas quedas de água de cores fantásticas) e de céus luminosos. Dizem que foi aqui que o mundo se formou e depois do que vi, acredito!
No km 98 aparece uma pedra imponente com aproximadamente 80 mts de altura, denominada de Piedra de la Virgem.




É um local de culto com um altarzinho simpático que marca o princípio de uma viagem de sonho. No fim da estrada que atravessa um espesso matagal, numa sombra húmida de cortar a respiração, aparece a obra prima…

De um momento para o outro a selva acaba dando início a uma planície ampla, sem arvores, numa palete de cores única. A partir daqui começam os atractivos naturais, perfeitamente sinalizados, numa harmonia singular com as grandes montanhas no fundo do horizonte.


Mais ou menos no km 140 faço a minha paragem, no rio Aponwao. Não é um salto de entusiasmar (uma verdadeira loucura com mais de 100 mts de altura) mas aproveitei para dar um mergulhinho e refrescar o corpo.


Passados 50 km depois aparece um acampamento ao meu lado direito e decido parar para perguntar o preço.

Troco umas impressões com dois casais de venezuelanos, que já os tinha encontrado numa povoação chamada de S. Ignacio e disseram-me que valia a pena pernoitar por lá. O preço foi acessível e a comida muito boa. Melhor foi a companhia deles. O Sr. Luís, a D. Moira, a Renee e o Miguel (filho de portugueses) foram espectaculares.

Prontificaram-se a mostrar algumas das maravilhas de La Gran Sabana. Deixei a moto no acampamento e fui com eles visitar, no confortável Toyota 4x4, o miradouro dos tepuys Wadagapiapo, conhecido pelo “O Dedo” e o Karuaren.


A seguir encontramos o Kawi Meru (Meru significa salto em dialecto indígena) onde tivemos direito a mergulho

Por fim o salto Kama, muito próximo do acampamento onde proporcionou umas fotos magnificas ….



Foi um final de tarde delicioso, acompanhado de pessoas “muy finas”. Deixo meu aqui o meu agradecimento especial.
Restou-me jantar umas Arepas com queijo, tomar um banho de água fria e deitar para recuperar forças, avizinha-se um dia forte…
Próximo destino... Santa Elena de Uairén
Video: Passagem pela povoaçao de Las Claritas

5 comentários:

Anónimo disse...

Magnífico Santiago! Que paisagens maravilhosas! Dá vontade de dar aí um saltinho!!!
A sorte está do teu lado porque segundo Goethe, "Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força da sua alma, todo o universo conspira a seu favor".

florbela

Jorge Silva disse...

Amigo, tenho acompanhado com grande entusiasmo a tua aventura, e acredita... é quase como que um filme, em que se aguarda a próxima cena. Continua assim, motivado, cauteloso e seguro.
Grande Abraço
...daqui... prai:)
Jorge Silva

SFA disse...

Andei uns dias distraído e só agora dei conta que a tua aventura já tem uns dias. E que dias: aventura q.b., paisagens brutais! O que dava para fazer algo de semelhante.
Espero que esteja a correr tudo muito bem! E a tua Strom está a portar-se bem?
Grande abraço e muito boa sorte!
Sérgio Almeida


P.S.-A partir de agora não vou passar um dia sem vir aqui!

Anónimo disse...

Hola!! que bellas tus fotos!! verdad que es todo hermoso??? a mi me encanta!!!!!!!
Espero seas muy feliz!!!!!!

Fabiola

Anónimo disse...

Grande Santiago continua assim quem consegues.Força
Abraço Quinel(corgatel)