terça-feira, 18 de novembro de 2008

El Dorado, cidade das lendas.

Saio as 10.00 e pela frente mais uns 400 km de estrada em direcção a Puerto Ordaz e Ciudad Guyana, transito caótico como sempre e com uma temperatura que teima em não baixar. Sou obrigado a passar pelo centro das cidades por não haver outra alternativa para a minha rota, mas é bom para o treino do pára-arranca. Chega-se ao ponto de não respeitar nada, nomeadamente a Polícia. Nos cruzamentos é aproximar, ver e arrancar. Não se pode perder tempo parado, senão derrete-se em cima da moto.
Saindo da cidade, começa a verdadeira viagem até o início de La Gran Sabana, isto é, El Dorado.
Durante o trajecto passo por Upata, Guanapo, Guasipati e El Callao, onde paro para comer e provar um pouco de "Casabe" e descansar.
Já que estou numa zona de “exploração” mineira, aproveito para visitar uma mina. Quando falo de exploração, refiro-me apenas as condições pouco humanas de trabalho e de segurança. Mas é assim a vida, infeliz e pouco grata para alguns.






A visita não foi nada de especial e inclusive fiquei um pouco arrependido por ter alinhado, não só pelo espectáculo mas também pelo tempo. Já são 15.00 e ainda me faltam uns 100 kms até o meu destino. Sigo por um atalho, uma pista de terra vermelha onde poupo alguns km perdendo algum tempo. Consegui captar esta espécie de cobra, com umas cores espectaculares.



Passadas duas horas chego a acampamento sugerido por Peter, o alemão de La Casita. O acampamento fica a beira do rio Cuyuni, tendo como pano de fundo uma ponte ao estilo Eiffel. Algumas bocas falam que foi o mesmo cavalheiro que projectou a famosa torre parisiense, outras desmentem a teoria dizendo que foi um engenheiro venezuelano que a concebeu durante o período de ditadura de Gomez. A mim pouco me interessa quem a construiu, apenas acho que a ponte é espectacular e que tem os dias contados. É uma pena que este património nacional se deteriore, é necessário conservá-lo para a história.


El Dorado, povoação feia e arruinada, terra de ouro, de contrabandistas oriundos da Guayana e do Brasil, berço da prisão mais emblemática da região, localizada no outro lado do rio. Foi baptizada com este nome devido ao boom ou a febre do ouro na região. Vieram de todos os cantos inimagináveis, alguns foram ficando mas outros partiram com riquezas, outros com ilusões, deixando a povoação como está agora, pobre e envelhecida.
Num dos dois acampamentos da região, o Encanto de Cuyuni, tudo é uma surpresa. Não há telefone, nem rede de telemóvel, internet nem se fala, luz até as 23.00, a água é filtrada do rio, comida nem vê-la e o centro da povoação a partir das 20.00 é um inferno. Dizem as más-línguas (ou as boas) que por aqueles lados e naquelas horas que até se matam pessoas. Nem hesitei… é preferível ficar sem comer. Indicaram-me o meu quarto, que mais parecia uma cavalariça com uma casa de banho medonha, baratas por todo lado e mosquitos devoradores. Tudo isto pelo preço de 80 BLF = 20 USD, ou se preferirem 14,00 EUR… um absurdo.


Valeu a pena conversar com o casal responsável pelo acampamento, a Rosangela e o José. Foram extremamente simpáticos e sensíveis nos aconselhamentos. Estive com eles até o corte de energia e durante esse período ouvi as histórias mais rocambolescas daquele lugar, nomeadamente o tráfico de diesel pelo rio até a Guyana, o suborno dos militares no postos de controlo espalhados pelas margens do rio, a venda de um bidão de combustível de 250 BLF por 600.000 BLF, a troca de ouro ou diamantes... enfim!
Mesmo assim a vida continua a ser bela, desabafa José… eu concordei com ele.
Depois de tudo o que vi e ouvi, sinto que tenho ainda muita sorte pela frente.

4 comentários:

Anónimo disse...

Estou a gostar muito de ler este relato. Obrigado.
Desejos de muito boa viagem...

Anónimo disse...

Nem tudo são facilidades - são as "quedas" (que esperam não sejam nunca graves), as cobras (lindíssima, por sinal, mas arrepiante pensar na proximidade), as baratas! Enfim, tudo faz parte da viagem, mas já contavas, certamente, com algumas contrariedades.

Um beijo
florbela

william disse...

Ola primo,é fantastica a forma como nos tas a descrever essa tua extraordinaria aventura..que tudo continue a correr bem..abraço

EMANUEL disse...

Ola migo,tenho estado a acompanhar o teu progresso nesta tua aventura e estou a adorar de ler.Espero que estejas bem e que te corra tudo pelo melhor

Abraço Grande do teu amigo Emanuel