terça-feira, 28 de abril de 2009

Géisers del Tatio

.
Levanto-me as 4.00 da manhã e preparo tudo para partir. Muita roupa, maquinas fotográficas e espírito para aguentar uma viagem de 2 horas até uma altitude de 4320 metros. Seis graus negativos e um sol que teima em chegar fazem que a ansiedade tome conta de mim.
.

.
Está muito frio e não tenho roupa adequada para estas temperaturas mas o espectáculo que se segue absorve-me de tal forma que nem o frio e nem a fome me incomodam. Afinal estou num campo geotérmico com uma impressionante actividade de fumarolas provenientes do centro da terra, com odores a enxofre e explosões de água fortíssimas.
.

.
O contacto das nascentes geladas e dos rios subterrâneos com as rochas incandescentes provocam este cenário único da mãe natureza. Oitenta por cento dos géisers neste local estão activos e de um momento para o outro explodem quase ao mesmo tempo fazendo com que não tenha tempo nem concentração para fotografar… uma verdadeira loucura!
Para os mais audazes existia a possibilidade de tomar um banho numa piscina a 30º (positivos, claro) mas optei ficar como mero observador, não pela falta de coragem mas por não ter levado toalha para me secar!
.
.
As 10 da manhã termino a visita e arranco em direcção de S. Pedro, mas antes paro numa aldeia pitoresca, chamada de Machuca, ponto de paragem obrigatória para comer, descansar um pouco e fotografar a fauna local… vicunhas, lhamas, alpacas e flamingos coloridos deliciam os aficionados.
.

Into the Wild Style


Encontrei um casal de portugueses, a Marília e o Pedro, pessoas muito amáveis que fiquei encantado em conhecer, não pelo apetitoso jantar que me ofereceram (rsrsrs), mas sim pela simpatia e amabilidade que me proporcionaram… afinal de contas é tão bom encontrar conterrâneos e ainda por cima em lugares tão invulgares e inóspitos. Um cumprimento especial para os dois e quem sabe um dia nos voltamos a cruzar neste pequeno mundo!
No meio da tarde chego feliz, satisfeito e com vontade de partir no dia seguinte, em direcção ao mar… estou tão próximo do Pacifico e sinto muito a falta dessa brisa marinha, do bater das ondas e do infinito horizonte… dizem que os peixes e mariscos são muito baratos… óptimo! Assim aproveito para matar essas saudades e por a minha dieta mediterrânica em dia.

5 comentários:

Celina Bernardo disse...

Bem Santi, tardou, mas não faltaste ao prometido de nos deliciares com mais um relato gostoso das tuas aventuras e fotos fabulosas. Adorei os flamingos...
Não quero acreditar que perdeste um banhinho de 30c!? Tu que adoras água quentinha!!!! Ok, compreendo a falta da toalha! Hi,Hi...Beijo, fica com Deus.

florbela barreto disse...

Lindo, Magnífico, Maravilhoso! Invejável (saudável, é claro) odisseia!

Continua "bem acompanhado" a tua viagem e com a presença de espírito pura e realista que tens demonstrado. Ao ler as tuas crónicas, confesso que me deixas emocionada por te conhecer e te saber capaz de tamanha aventura.

florbela

Zé Duarte disse...

Saudações Santiago,
sou amigo do teu irmão e outro dia comentei com ele lá na loja que tinha lido sobre a tua aventura no Terras da Feira, mas como não vinha identificado quem era ainda não tinha certeza. Muitos parabéns pela coragem de seguir o sonho e se no fim acabarás certamente mais pobre em euros, certamente estarás infinitamente mais rico em experiências. Que tudo corra bem e boa viagem!

eduardo sousa disse...

Santiago,
Estava a beber um Beirão e lembrei-me de ti...lol
Na proxima viagem vou tb...
Ai que inveja...

Abraço do tamanho do mundo.

Eduardo Sousa

F@! disse...

Quanta vida esses olhos devem ter visto?

Tantas tantas que couberem aí dentro. Aproveite muito!