sábado, 25 de abril de 2009

Cuesta de Lipán e Salinas Grandes

.
Em Purmamarca (que em língua Aimara significa povo do deserto) fico a descansar num camping simpático onde conheci um motociclista mexicano, o Pablo. Levanto-me bem cedo e aproveito para trocar umas impressões com ele, relativamente a rota que pretendia fazer. Ele já tinha passado por lá e dirigia-se para a fronteira da Bolívia.
.
.
A manhã é solarenga e convidativa para andar de moto, mas antes de arrancar subo um pequeno morro para fotografar o Cerro de los Siete Colores… simplesmente fantástico!
.
.
Com o pequeno-almoço tomado, decido arrancar em direcção a Paso de Jama, limite fronteiriço entre a Argentina e o Chile, a 4100 metros de altitude.
Pela Ruta 52, numa estrada bem pavimentada avisto no horizonte a Cuesta de Lipán.
.
.
No cimo da montanha estava muito nublado mas achei que não chovia. Com a preguiça, decido não colocar o impermeável… má opção! Afinal não era chuva, mas sim neve. Com um frio de rachar a 4170 metros de altitude, com visibilidade nula, quase congelei em cima da moto.
.
A cara e as mãos foram as que mais sofreram, mas valeu a pena a travessia. A vista é espectacular e a estrada serpenteando a encosta é de facto impressionante. Ainda bem que parei antes para fotografar porque senão teria de regressar para fazê-lo. Depois de passar pelo “túnel de congelação”, passo por Abra del Potrerillo em direcção das Salinas Grandes. Cruzando o entroncamento com a mítica Ruta 40, começo a rolar por uma grande recta até chegar as salinas.

As Salinas Grandes, as terceiras maiores do mundo, são uma boa extensão de terra (12.000 hectares) coberta de uma camada de sal, por vezes com 30 cm de espessura, incomparável ao Salar de Uyuni na Bolívia, mas de uma beleza singular. O contraste do negro asfalto, que rasga pela metade a branca superfície é espectacular.
.
.
Os Hexágonos bem delineados no solo até parecem que foram feitos a mão e as pequenas piscinas, com água dum azul-turquesa, fazem-me recordar as ilhas paradisíacas do Caribe.
Aproveito para descansar e também para secar a roupa e aquecer o corpo. Tomo um cafezinho e decido não arriscar até a fronteira… sinto-me muito cansado.
. .
Vejo o mapa e defino o meu destino – Susques, uma pequena povoação (e última) situada a 125 kilometros do posto fronteiriço, muito pacata e rural que serve de aduana para os veículos que transportam mercadorias entre os dois países.
.
.
Fico a descansar numa pousada simpática, mas um pouco cara… não tive outra opção. Como não tinha garagem para guardar a moto, optei coloca-la num lugar mais seguro… no posto da polícia local… muito amáveis!
.

.
Na manhã seguinte fiz uma caminhada pelo vilarejo, por ruas solitárias mas muito bonitas e singulares onde encontrei uma humilde igreja do século XVI – Nossa Senhora de Belém, feita de barro, palha e de madeira de Cardón…. Magnífico!

6 comentários:

Eusebio Pedro disse...

Ola Santiago,
Estas a fazer um excelente trabalho a todos o niveis. Tambem ja um kms feitos em 3 continentes9 Numca fiz nada a tua dimencao) mas da para para satisfazer a alma. Moro em NJ se vieres por estes lados avisa. Tambem estou a seguir um conhecido portuga que tambem ja anda a quase 2 anos na estrada na America do Sul e neste momento esta no Mexico. O meu e-mail eusebiopedro@yahoo.com e tambem comecei um pequeno blog onde vou divulgando as minhas viagens, vai demorar algum tempo pois ja sao varias.

Abraco
Eusebio Pedro

emy disse...

ola santy ,,,,, eras o maximo gostei inmenso de ver o teu recurrido ,,,, que paseo tan bon ,,, estou orgullosa de ti ,,,,, ten muito cuidado sempre ,,,, deus te acompanha sempre , que ele tamben era aventureiro ,,, un beijo
o meu ze sempre esta pendente da tua pagina ,,, as fillas eu las tenho o tanto ,,, un beijo te quero

tia emy disse...

santy ,,,,, que fotos mas finas ,,, que frio , mi vida abrigate bien ,,, aqui todos quieren saber por donde andas ,,,,y yo les voy diciendo ,,,, besos te quiero un monton ,,,, estoy orgullosa de ti ,,,,,

emy disse...

santy ,,,,, que frio mi vida ,,,, abrigate bien ,,, que viaje tan fino ,,,, grande vivencia ,,,,, asi eras tu desde pequeño ,,, listo , te queremos ,,,,, le pedimos a dios que te acompañe siempre ,,,

florbela barreto disse...

Somos, sem dúvida, uns "sortudos" por partilhares as tuas vivências maravilhosas, por sinal! Estás perdoado pela demora e pelo silêncio. O teu baú vai ficar repleto de aprendizagens e ensinamentos. E deixa que te diga que tens uma maneira muito especial de veicular as tuas palavras. Continua em grande e com coragem.
beijinho, florbela

Unknown disse...

tenho um amigo meu que tb anda por esses lá de moto numa F800GS mas ja esta a sair da Bolivia agora deve estar em La Paz mas vai em direcçao a norte. http://elvaipe.blogspot.com/
EStou a gostar da tua aventura nem sabem a inveja que sinto.

Abraço
Nuno Vassallo