segunda-feira, 27 de abril de 2009

S. Pedro de Atacama... paisagem lunar!

.
Esta pacata cidade é um oásis no deserto e ponto de partida para a descoberta duma natureza inóspita.
.

Vulcão Lincancabur, imponente e omnipresente

Situada na II região numa planície muito próxima da cordilheira dos Andes, é considerada como uma capital arqueológica, atraindo muitos viajantes da América mas principalmente da Europa. A sua principal actividade é o turismo seguido da agricultura e da criação de pequeno gado.
As suas ruelas são cheias de vida e o inglês acaba por ser o idioma (quase) oficial. Optei por ficar num hostel internacional mas acabei por mudar para outro lugar, isto pela falta de água… durante dois dias fiquei sem poder desfrutar dessa dadiva… estamos no meio do deserto, diziam eles!
Organizo a minha tarde e alugo uma bike, para matar saudades.

Decido percorrer o Valle de la Luna e o Valle de la Muerte durante umas boas horas numa paisagem deslumbrante, alias muito espectacular.

Cordilheira do Sal e o Valle de la Luna

O sol faz das suas maravilhas. Os minutos passam, a imagem se transforma e as sombras provocam efeitos maravilhosos. Dizem que o visual nas noites de lua cheia é verdadeiramente surreal.
Pedalei uns bons kilometros durante 6 horas e apesar de ficar todo dorido foi uma experiencia gratificante. Senti-me tão pequeno neste universo de impressionantes formas, de montanhas talhadas por uma mão divina e das gigantescas dunas de areia fina.

Valle de la Muerte

Acampar nestes lugares deve ser fantástico... ver o nascer ou o ocaso do sol e sentir as variações de temperaturas do deserto com certeza será uma boa sensação, inesquecível para o resto das nossas vidas.
Chego ao meu pouso com o corpo destroçado mas com a alma purificada. Depois de um bom banho e de um suculento jantar, deito-me bem cedo porque no dia seguinte terei de me levantar de madrugada, desta vez para visitar os Géisers del Tatio.

1 comentário:

Celina Bernardo disse...

Nao posso deixar de te escrever, li tudo, vi atentamente todas as fotos,portanto hoje exprimo-me desta forma: sorrisos, montes de sorrisos!bj. Celi