segunda-feira, 27 de abril de 2009

A caminho do deserto de Atacama

.
Mais uma jornada especial, desta vez até S. Pedro de Atacama no Chile. Tenho a documentação toda preparada para dar entrada num novo país. Deduzo que não seja nada de diferente das outras fronteiras. Disseram-me que demorava algum tempo devido a quantidade de autocarros que cruzam por esta passagem tão movimentada. De novo na Ruta 52 e com o depósito cheio avanço pela Puna numa paisagem árida e com altitude, com lagoas de cores estranhas, salpicadas de sal, onde os flamingos nativos se deliciam nos seus banquetes, passando metade do tempo com as cabeças mergulhadas nessas concentrações de água.
.

.

Num terreno de origem vulcânica de ar rarefeito com um céu dum azul imponente, a chuva, tão desejada por estas paragens é escassa – ou nula. As nuvens são tímidas e potencializam uma visibilidade única no horizonte. O calor na estrada provoca um efeito de miragem e as Vicuñas são presença constante neste universo de tons castanhos e brancos do sal e da neve acumulada nos topos das montanhas.

.. .
Chego a Aduana Argentina num ápice e o ritual para a saída demorou 10 minutos.. muito rápido!

.

Fui informado que a entrada no Chile é feita dentro da cidade de S. Pedro, a uns bons kilometros daqui. Já em território chileno entro na Ruta Nacional 27 que me levará ao meu destino. Aqui a paisagem muda de figura, como também a temperatura. Os picos salpicados de neve, a neblina espessa e os vulcões obrigam-me a continuar sem parar.

. .
A altitude sente-se, a respiração é ofegante e o frio muito intenso. Começo a descer a encosta num ritmo alucinante e ao longe avisto civilização. O sofrimento da subida é de facto compensada com a descida… sente-se a cada kilometro o sabor (delicioso) do calor e fui obrigado a despir o meu casaco interior… que saudades tenho do Brasil.
Já na aduana chilena e com os tramites tratados procuro um hostal para passar as próximas noites porque segundo o que me informei, há muita coisa que ver nesta região árida que aquece o espírito a quem a visita!
Agora vou descansar e preparar o corpo e a alma para os próximos destinos… desta vez até os Géisers del Tátio e os Valles de la Luna e de la Muerte.

1 comentário:

Lara Carolina disse...

Oi Santiago...

esse trecho do blog foi o que eu mais adimitei...muitas paisagens lindas,e suas palavras tambem ajudaram muito...realmente vc escreve com a alma...vc realmente tem muita sorte...um ser especial...aproveite o maximo.

bjos