quinta-feira, 11 de junho de 2009

Uma viagem “Coast to Coast”

.
Depois de uma grande despedida de Valparaiso, “quase morto” e destroçado pelo excesso de "alegria etílica", ponho-me a caminho para a viagem mais dolorosa do meu projecto. Deitei-me muito tarde, dormi pouco e a vontade de rolar é equivalente “a zero”… mas a obrigação aperta e o timing é curto!
Por uma estrada de montanha bastante sinuosa de curvas infindáveis e acentuadas, conhecida por Caracoles, numa paisagem de cortar a respiração, chego ao limite fronteiriço em pleno Cerro Aconcágua.
.
.
Este ponto da cordilheira andina tem 6.962 metros de altitude, e é simultaneamente o mais alto das Américas, de todo Hemisfério Sul e o mais alto fora da Ásia . Fica localizado nos Andes Argentinos, a cerca de 112 km da cidade de Mendoza. O frio é muito e o vento forte corta a pele como lâminas incandescentes, mas o cenário é de facto impressionante. Os topos cobertos de neve e a neblina tímida sempre presente proporcionam imagens de tranquilidade e de grandiosidade. Sentimo-nos pequenos e insignificantes nesta massa de montanha, numa altitude que nos faz respirar ofegantemente e onde a natureza selvagem domina nossos sentimentos.
..
Uma parte da passagem da cordilheira é feita pelo Túnel do Cristo Redentor, a 3185 metros de altitude sobre o nível do mar. Esta passagem subterrânea com 3 kilometros de comprimento rasga a cordilheira e é linha fronteiriça entre os dois países.
.
.
Chego a aduana argentina no início da tarde e a burocracia habitual é executada dentro da normalidade. Com tudo tratado e com Mendoza tão próxima, continuo a viagem com a ansiedade de chegar rápido ao meu destino, para saciar a minha fome e descansar o meu corpo… o dia que se segue é longo e a distancia que me separa da capital é enorme – 1100 kilometros ou 13 horas de viagem… o que será mais doloroso? o tempo ou a distancia? Não faço nem ideia do que é conduzir durante tanto tempo mas quem corre por gosto, não cansa!

1 comentário:

emy disse...

ola santy
acabo de ver tu s novas fotos ,,,, que frio tan duro mi vida
deus te cuida ,,,, sigue asin , ten muito cuidado ,,,, arropate ben
beijos de toda a familia