quinta-feira, 14 de maio de 2009

Santiago do Chile, “a metrópole”…

.
Graças a hospitalidade de Rolf e Bernard, fiquei hospedado durante 4 dias em Colina, a 40 km a norte da capital. Neste pedacinho de terra afastado da civilização aproveito para recarregar baterias, não só as das máquinas, como também as minhas. Precisava de uns dias de descanso para colocar as crónicas em dia e desfrutar um pouco desta paisagem singular.
. .
Decidi confeccionar um jantar de agradecimento e aproveitei para conhecer a capital. Disseram-me que em Santiago existiam bons mercados com preços acessíveis. Visitei o “Donde Augusto”, um espaço bem recuperado, de assinatura “Eiffel”, com óptimos restaurantes e pequenas bancas de peixe e marisco bem fresco. Comprei um Congrio Dorado e umas garrafas de Sauvignon Blanc a um preço incrível.
.
.
Em Santiago caminhei um pouco pelas ruas pedonais e visitei a Praça de Armas.
..
Esta praça de contrastes estranhos é de facto o melhor lugar da cidade que aínda vale a pena conhecer. É um autêntico sacrilégio ver o mix de arquitectura colonial com a ostentada modernidade. É por isso que detesto as grandes capitais, verdadeiras “pseudo” metrópoles cada vez mais desordenadas e perigosas.

Decididamente não gostei do que vi… o meu pensamento desenhou um encanto sobre esta cidade que não foi correspondido. Só espero que Buenos Aires suprima totalmente esta desilusão. Mas para compensar, o jantar foi óptimo e consegui causar uma boa impressão aos meus anfitriões (rsrsrs)…
.
.
Depois de limpar a churrasqueira e de lavar a loiça, deito-me satisfeito por desfrutar tão bom momento e penso no próximo destino, Valparaiso e Viña del Mar.
Desta vez não preciso de me preocupar com as distâncias, afinal estou a uns escassos km do destino e por sugestão do Rolf ficarei a pernoitar na Villa Kunterbunt, uma referência para os motociclistas europeus.

9 comentários:

florbela barreto disse...

Tivesse eu lido mais pertinho da hora de almoço e ficaria com água na boca para me fazer de convidada para esse "prato" especial.
Sortudo, Sortudo, Sortudo
Felicidades, Felicidades, Felicidades

florbela

Anónimo disse...

Olá Santiago,

Cada vez mais adoramos ler o teu blog. Tens imagens espectaculares. Vemos que estas a adorar e a divertir-te na tua viagem. Estamos felizes por saber que estas bem e feliz. Um grande beijo da Mónica e Marco.

Isabel Laje disse...

Ai..ai sauvignon blanc e peixinho fresco!111 Que perfeito!!!
Beijinhos continuação de boa viagem.

emy disse...

querido santy,,,,,,,,
que bon que tens pasado de tudo ,,, mas tens comido ben
cuando estiveres aqui vais cozinhar ,,, para nos

jajajajj,,,, me imagino o susto da moto ,,, mas como tu dizes tudo vai sainho ben , graças a deus tens umas fotos maravillosas
e o frio ,,,, ten muito cuidado
te queremos ,,, un beso ,,,

tia emy disse...

santy sigue asi con ese animo ,,,, vais ter muito que contar ,,,,, o ze sempre esta a ver a tua pagina a ver como andas ,,, recebe muitos beijos ,,, vou a facbok a ver a tuas notas ,,,, e te escrebo
tenho tempo que nao estou aqui ,,, un besjo ,,,,, fica con deus

Ângelo Miguel Magalhães Cardoso disse...

Parabéns Santiago,

Hoje decidi dar relevo à tua viagem no Blog das Caldas de S. Jorge. Espero que ela te esteja a correr pelo melhor, esperançado de te encontrar um dia para tomar um copo. Desde já te digo a minha carteira não dá para sauvignon blanc…

Parabéns pela tua coragem e vai dando notícias.

Anónimo disse...

Parabéns Santiago, estás a realizar uma viagem que faz a "inveja", a muitos motard's e aventureiros, espero que tudo corra bém.
Um dia gostaria de fazer essa mesma viagem, quem sabe se serás tu o guia.
Muitas felicidades, aproveita bastante.

Um amigo de à alguns anos...

Unknown disse...

Boas Santiago.... Já cansei de ver paisagens, peixes,aves,etc... agora o que é bom não mostras guardas para ti ...eu sei....(GAJAS)...é isso que nos queremos ver.... por aqui ta tudo bem esperamos por ti...Jorge Aquarela

pe-de-pinga@hotmail.com

atacama2010 disse...

Santiago, seus relatos estão certamente motivando muitos futuros aventureiros da America do Sul! Deixo-lhe meu abraço e agradeço pelas preciosas informaçoes publicadas aqui no seu blog. Um grande abraço do seu amigo de Minas Gerais, Elvécio Junior.