segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Argentina, o cumprir de um desejo!

´
O Glamour do Tango misturado com a dança sensual e com a sua melodia, por vezes melancólica, fez com que a Argentina fosse um dos paises de eleição no meu pequeno universo de sonhador. A capital Buenos Aires com o seu estilo cosmopolita e boémio que encanta a qualquer viajante do mundo é de longe um dos destinos mais cobiçados pelos europeus e não só!. Mas de facto a Argentina não é só Buenos Aires e existem umas boas dezenas de lugares para explorar neste fabuloso território.
No Sul os seus glaciares, no Centro a sua arquitectura, no Norte os cenários de montanhas coloridas, ao estilo Planeta Marte e a Este uma espectacular costa banhada pelas correntes atlânticas proporcionam um bom leque de escolha ao viajante e desperta em mim um desejo especial.
Ushuaia está cada vez mais longe e quiçá chegue só no final de Março, onde as suas baixas temperaturas serão o meu maior desafio.
Mas neste momento nem me preocupo, apenas quero percorrer e desfrutar este país como merece. Aqui a pressa acaba por ser inimiga da perfeição e a minha rota foi propositadamente alterada para conhecer melhor este espectacular país!

Entrando na Argentina:
´
Saindo de Asunción, atravesso o Rio Paraguay que serve de limite com a Argentina, em boa parte da sua fronteira.
´
´
Chego a Clarinda bem cedo, a fronteira tinha pouca gente e os trâmites foram rápidos, deram-me noventa dias de estadia e um bienvenido a nuestro pais. Estas palavras mágicas darão início a um novo desafio: atravessar o norte do país até ao S. Pedro de Atacama, no Chile.
´
´
A rota foi feita de modo a poder conhecer melhor o Noroeste, que dizem ser espectacular… e é de verdade! Espectacular é uma palavra pobre para descrever o que vi e qualquer imagem que coloque neste blog de nada servirá para demonstrar tão especial beleza.
A minha primeira paragem foi em Resistência. Aqui comecei a sentir "o peso" dos Pesos Argentinos. A gasolina não é tão barata como pensava (0,80 € litro), mas o alojamento em Hostels e a comida, são realmente económicos. Aqui não vale a pena regatear preços e faze-lo é uma boa perda de tempo. Trinta pesos e sem discussão, ponto final…. (6,50 € por noite)
Pela manhã parto em direcção a Santiago del Estero, pela estrada nacional 16, entrando na 89, em Avia Teray até o meu destino. Esta zona também é chamada de Chaco, semelhante ao Paraguaio, com clima árido, seco, com muito vento e com uma paisagem vulgar. O termómetro atingiu os 45º - nada que não esteja acostumado.
Após 390 km avisto Santiago del Estero… que cidade caótica! Fiquei com má impressão e decido não ficar para pernoitar. Paro para abastecer e programo o GPS para norte e decido fazer mais 100 km até S. Miguel de Tucumán. Fiz um pequeno esforço do qual não me arrependi. Fiquei durante 6 dias num simpático lugar chamado de Posta del Viajero http://www.lapostadelviajero.com.ar/.
Como não deixaria de ser (risos), fui tratado espectacularmente pelo proprietário Martin como também por todo o seu Staff. Um cumprimento muito especial ao Guille, um hospede do hostal a um ano e meio, que me brindou com a sua experiência de vida e simplicidade, conversas e conselhos dos quais nunca irei esquecer...
´
San Miguel de Tucumán é a capital da provincia de Tucumán, também conhecida como o Berço da Independência e como o Jardim da República. Nesta pitoresca cidade foi assinada a declaração da Independência Argentina em 9 de Julho de 1816, conservando interessantes vestígios da sua historia colonial.
´
Com uma população de aproximadamente 550.000 habitantes e afastada 1300 kilometros da capital Buenos Aires, Tucumán é um importante ponto de passagem para o Noroeste argentino.
´
Palácio do governo
´
Catedral
´
Edificio do Jockey Club de Tucumán
´
Basílica e convento de San Francisco
´
O polemico mercado municipal, futura vitima da demolição e ponto de discordia entre a populaçao... maleitas do progresso!
´
Daqui parto a descoberta de Cafayate, passando primeiro por Tafi e Amaicha del Valle por uma estrada de montanha, com cursos de água abundante e com uma vegetaçao verde intensa que cobre como um suave veludo o topo da "cornisa"
´
´
Fico a descansar em Tafi, a 2.000 metros de altitude... já sinto o frio de que tanto tenho saudades! (risos)

4 comentários:

Lara Carolina disse...

Oi Sansão

seu blog esta a cada postagem mais interessante,as fotos são lindas...
espero que continue sempre assim,mostrando somente coisas boas...Sorte nesse novo percurso...

saudades.

bjos

Anónimo disse...

Lindo! Escreves com a alma cheia de sonhos dos quais estás a desfrutar. Sem dúvida, estás feliz e vais continuar....

Beijo
florbela

Celina Bernardo disse...

Santi, adoro metáforas, portanto amei especialmente o "suave veludo" que referiste. Gosto de te ver bem e de saber que estas feliz...quando colocas (risos) sei exactamente do que "falas" porque quase te ouço rir e isso é música aos meus ouvidos! Fica com Deus. Celina

Unknown disse...

Boas Santiago
Cada vez tenho mais inveja dessa boa vida.
É só imagens de edifícios e paisagens. E da movida e nuestras hermanas sul-americanas? Pedro França