domingo, 1 de março de 2009

De Cafayate até Salta “La Linda"

.
Na povoação de Cafayate não há muito que visitar ou ver, apenas uma pequena praça com muito comércio, restaurantes e uma pitoresca igreja. No entanto é uma cidade turística, muito movimentada por mochileiros e aventureiros que seguem a descoberta da Quebrada de Cafayate e dos Valles Calchaquies, como também dos paises vizinhos - Chile e Bolivia.
.
As “bodegas” fazem umas degustações interessantes, mas fiquei chocado com um pormenor… as rolhas! Parece que a cultura da cortiça não chegou ainda a estas latitudes.
.
.
No dia seguinte e com tudo preparado opto por seguir pela Ruta 68 rumo a Salta. Esta opção é mais rápida e o piso é espectacular.
.
Início da Quebrada
..
Mais surpreendente é a paisagem… além de fascinante, é sobretudo misteriosa. Por uma estrada quase desértica, salpicada por montanhas de um vermelho bizarro e com umas formas estranhíssimas que mais parece Marte, vão surgindo alguns pontos de interesse nesta imensa Quebrada (tambem conhecida como Quebrada de las Conchas).
..
A Garganta do Diabo e o Anfiteatro são o exemplo.
..
Existem outras formações baptizadas com os nomes de El Sapo e El Fraile que sao facilmente visiveis junto a estrada.
Apreciar tão sumptuosa arte natural é de facto uma sensação única e acreditem que ser feliz com tão pouco é novidade para mim...
.
Já em Salta...
189 km rodados e 4 horas depois, chego a tão aclamada Capital da Província – Salta, fundada em 1582. Também apelidada de La Linda, originária da palavra indígena Aimara “sagta”, que significa “a mais Bela”. Com 470.000 habitantes é sem dúvida a mais simpática e bem estruturada base para explorar a região.
.
.
Distanciada 1.500 km de Buenos Aires, encontra-se razoavelmente próxima das fronteiras de Paso de Jama e Paso de Sico, com o Chile e com La Quiaca, na Bolívia. Sua praça bem cuidada e os seus ex-libris bem conservados, inspiram tranquilidade aos seus visitantes e convidam a ficar por uns tempos… aconteceu comigo!
.
Convento de S. Francisco
.

Catedral

Visitei um local interessante, o Museu de Arqueologia de Alta Montanha onde esta exposta uma criança (congelada) encontrada no topo do vulcao Llullaillaco juntamente com outras duas, a 6.700 mts. de altura (Niños de Llullaillaco). Junto a elas encontraram também cento quarenta e seis objectos que fazem parte do espolio, nesse mundo de miniatura, que os acompanhou na viagem até o além. Os estudos indicam que estas crianças viveram a 500 anos atrás e faziam parte do apogeu Inca, pouco antes da chegada dos espanhois. http://www.maam.org.ar/ .

Em Salta fiquei durante uma semana e todos os dias eram de despedida. A onda que se vivia no hostal El Andaluz era única. Viajantes de todos os cantos do planeta reunidos em pouco menos de 100 m3 fazem transformam os momentos simples em majestosos. Obrigado ao Staff pelos bons momentos e pelo Mate, bem quente e amargo, como também ao chá de coca que tão bem me fez ao meu estômago.

Um cumprimento ao Gabriel Sanchez, conhecido por Gabo… personalidade genuína e artista por natureza.

Observem este blog e confirmem o que lhes é aqui dito: http://www.fileteado.blogspot.com/ . Ofereceu-me um t-shirt com a arte do Fileteado, cruzando as bandeiras da Argentina e de Portugal.

Em cada lugar como este, onde paro e fico, sinto o meu espírito cada vez mais desfragmentado… partes de mim vão ficando, mas sempre com a esperança dum possível reencontro...

Pondo de lado sentimentalismos organizo o próximo trajecto – S. Salvador de Jujuy até a Quebrada de Humahuaca, para passar o Carnaval com muita Chicha de milho e de amendoim e com as Coplas populares… a noite das comadres é na quinta-feira e o desenterro do Diabo é no Sábado 21…

Carnaval in Humahuaca…. Eu vou!

11 comentários:

Anónimo disse...

Pensei que nesta ocasiao ainda estarias a navegar para sul.
Continuacao de boa viagem,
antonio queiros

Anónimo disse...

Olhar malandreco!!!!!!!!!!!!!!

barroeira disse...

Muito Bom. Grande Avetura.

Abraço e vai continuando a postar esse diario de bordo.

Jorge Barbosa

Anónimo disse...

ola mi vida
que bon que tudo vai tam ben gustei inmenso de ver isto e ver que ja tens recorrido tanto e que vais deixando o teu coraçao por ahi ,,,,, bon deixa algo para nos jajajajaj ,, ja lo creo que sin un beijo muito grande e qu sigas ben beijos de todos nos te quero

Anónimo disse...

Amigo...

Isso sim é VIDA...
Gran Cabrónnn Hijo ....

Mesmo assim, sei bem o que pagavas para um singelo copo de Licor Beirão à conversa com os Amigos... Misturar o doçe desse nectar com o amargo das saudades...

Cá te esperamos.... mas não tenhas pressas...
PP

Anónimo disse...

Boas Santiago
Se os teus caminhos chegarem à Patagónia e te cruzares com os caminhos de Magalhães, não te esqueças de visitares San Julián e Punta Arenas no Chile, aí reconhecem o trabalho de um viajante Português. Pedro França

Biquinho disse...

Atao meu??? Espero que esteja tudo bem por ai.. quando puderes da um toque que ja estou com saudades de falar contigo.
Vai dando noticias.
Grande abraco do "" Biquinho""

Anónimo disse...

Santiago,
Noticias do Pedro de Atacama. Só hoje chegámos de viagem e estivemos este tempo todo sem internet. Ver este blog foi das primeiras coisas a fazer. Isto não está um tanto atrasado ? Diz-me como enviar fotos, pois infelizmente chegámos primeiro ao teu destino final... Um abraço do Pedro e Marília

Anónimo disse...

Hola pelado hermano, espero que andes bien por tu hermoso viaje che.
Cuando subis las fotos de la gran fiesta del carnaval en humahuaca, inolvidable esos dias.
te mndo un abrazo y cuidate.

Lara Carolina disse...

Ei santi,esta vivo??
mande noticias.
bjoa sorte na sua viagem.

bjos de todos aki de Bonito.

F@! disse...

Querido, amei o relato. Ah, fico imaginando a dimensão do banco de imagens e sensações que você vem construindo durante as viagens! Simplesmente um privilégio :)

Beijos com saudade